Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page

Rating: 3.0/5 (84 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página





Total de visitas: 7466
Historia da ESCOLA DR. BRASÍLIO MACHADO
Historia da ESCOLA DR. BRASÍLIO MACHADO

 

 

 

ESCOLA DR. BRASÍLIO MACHADO

 

O Centro Estadual de Educação Profissional “Dr. Brasílio Machado”, funciona em prédio próprio, situado à rua Conselheiro Alves de Araújo, nº 12, centro, na cidade de Antonina, Estado do Paraná.
Pertence a Rede Estadual de Ensino e é mantido pelo Governo do Estado do Paraná. É a segunda mais antiga escola do estado, inaugurada no dia 15 de agosto de 1885, com o nome de Casa Escolar “Dr. Brasílio Machado de Oliveira, que na época era presidente da Província do Paraná.
Quando Casa Escolar tinha somente duas salas de aula que comportavam aproximadamente cinqüenta alunos .Seus primeiros professores foram Manoel da Costa e Jocelim Pereira . Nesta época não havia diretor, o professor era responsável por seus alunos. A escola funcionava em dois turnos das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:00 horas. No anos seguintes lecionaram nesta escola os seguintes professores:
Trajano Sigwalt
Francisco Tavares da Rosa
Manoel Cordeiro
Gratuliano Aplônio Freitas
Modesto Bittencourt
Dr. Justino de Mello
Libânio de Souza
Arthur F. Loyola
Sebastião do Nascimento
Maria Júlia Gomes da Costa
Maria Arminda
Juvenal dos Santos
Verríssimo Pereira
Leôncio Shtorache


Em 1912 passa a categoria de Grupo Escolar.
A primeira reforma do prédio ocorreu provavelmente entre os anos de 1933 e 1935, solicitada pelo então Interventor Manoel Ribas.
Em 1º de fevereiro de 1947, foi instalado Ginásio (na época responsabilidade do município), e realizados os primeiros exames de Admissão ao Ginásio.
Ao longo dos anos, a Escola passou por ampliações, reformas, pinturas que lhe deram uma nova estrutura.
Em 1985, quando de seu centenário, a Escola após passar por uma grande reforma, foi solenemente reinaugurada com a presença de autoridades da Secretaria de Educação Estadual e Municipal com a presença
professores, alunos e demais membros da comunidade local.
O Estabelecimento obteve sucessivos Atos Oficiais a seguir
discriminados:
Decreto de Criação nº 267/54 de 27.11.1954
Implantação da Reforma do Ensino no ano de 1972 de conformidade com a Lei nº 5692/71, nas 1ª e 2 º séries do 1º grau, a partir de 1973, nas 3ª e 4ª séries do 1º grau;
Resolução nº 1.842/72 autorizou o funcionamento do Ensino Supletivo Fase I;
Passou a fazer parte do Complexo Escolar Ermelino de Leão – Ensino de 1º e 2º graus, como o nome de Escola Dr. Brasílio Machado – Ensino Regular e Supletivo de 1º grau, no ano de 1977 de acordo com o Decreto de Reorganização nº 2.831 de 17.01.77, constituindo-se em um único estabelecimento de ensino, o Grupo Escolar Dr. Brasilio Machado e a Escola Noturna para Operários.
Retificado pelo Decreto nº 6.340 de 21.02.79, de Autorização de Funcionamento de 1º e 3º graus.
A partir da Resolução nº 748/83 de 08.03.83, a Escola Dr. Brasílio Machado – Ensino Regular e Supletivo de 1º grau, passou a denominar-se Escola Estadual Dr. Brasílio Machado Ensino de 1º Grau Regular e Supletivo.
A partir de 11.09.98, pela Resolução nº 3120/98, recebe o nome de Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Dr. Brasílio Machado – Ensino Fundamental.
A escola no decorrer dos anos sofre com as intempéries e com isso os problemas se agravam com a falta de manutenção. Mesmo assim mantêm-se viva, pois educa e forma cidadãos. Mais de 300 jovens frequentam a escola no período noturno (o único com autorização de funcionamento).
3 de abril de 2002, é lançado por e-mail, o artigo “ O Brasílio Machado pede Socorro”, de autoria do Prof. Eduardo Nascimento, em sua publicação eletrônica “Palavra de Bó” - é grande a repercussão.
06 de junho de 2002, a Ouvidoria da Secretaria de Educação – SEED – informa que foi formalizado um processo junto à SGI/SEED de nº 5.118.561-7, referente a reforma do prédio da Escola Dr. Brasílio Machado em Antonina. O referido processo foi analisado pela FUNDEPAR, que o remeteu ao Núcleo Regional de Educação de Paranaguá. Segundo informações da FUNDEPAR, o prédio é histórico pois tem mais de cem anos e por esse motivo há interesse da Secretaria de Cultura de preservá-lo, e há também sugestões em doá-lo àquela Secretaria – Saulo Vieira – OUV-SEED.
09 de julho – reunião com a Ouvidoria da SEED, representada pela ouvidora Tânia Santos e o Superintendente da Gestão de Infra-Estrutura, Gerson Ida, que explicaram s situação do referido imóvel e os encaminhamentos já iniciados possibilitando a transferência do mesmo para a Secretaria de Estado da Cultura e, conseqüentemente, o fechamento da escola.
18 de julho – uma equipe da SEED visita a Escola onde ocorre uma reunião com a presença de vinte e cinco pessoas, entre professores, ex-alunos e a direção da escola – Profª Sueli Nico Pinheiro da Veiga. Os representantes da SEED voltam a confirmar seus posicionamentos. Porém não descartando totalmente a possibilidade de juntos, comunidade e governo encontrarem novos rumos para o estabelecimento de ensino.
Diante da situação de insegurança que se encontra a Escola, a comunidade antoninense, liderada pelo Profº Eduardo Nascimento marcou uma assembléia em busca de soluções.
22 de julho de 2.002, inicio do Movimento Comunitário de Antonina Pró-Manutenção da Escola Estadual Dr. Brasílio Machado – Ensino Público Gratuito e de Qualidade. Reunião esta que aconteceu no Auditório da Liga de Defesa Contra a Tuberculose, com a presença de 65 pessoas, entre professores da rede pública estadual, empresários, profissionais liberais, lideranças comunitárias e estudantes.
29 de julho – Realização de Assembléia Comunitária.
05 de agosto – Reunião com empresários para serem discutidas as prioridades em relação ao ensino profissionalizante.
06 de agosto – Pronunciamento do Profº Eduardo Nascimento – coordenador do movimento em Audiência Pública da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Paraná
15 de agosto, aniversário de 117 anos da Escola. A Escola enfeita-se para a comemoração. Numa demostração de amor ao estabelecimento a comunidade promove o “Abraço no Brasílio”, com a presença de mais de 400 pessoas. Chega-se neste dia também ao final do Abaixo Assinado em Prol da Escola, com um total de 4.421 assinaturas de apoio ao movimento.
Somados ao Movimento, juntaram-se também a Câmara dos Vereadores, Prefeitura Municipal – Gestão Munira Peluso , Associação dos Professore do Paraná – APP/Sindicato, Mitra Diocesana de Paranaguá
, Associação Litorânea dos Filhos de Antonina, Terminais Portuários da Ponta do Félix e a Comissão de Educação da Assembléia Legislativa.
27 de agosto por solicitação da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado Ângelo Vanhoni, representantes do movimento participaram de uma audiência com a então Secretária de Educação, Alcyone Saliba, que informou estar questionando junto ao PROTEC, a viabilização de ensino profissionalizante no Brasílio Machado. Na audiência estive presente o deputado Algacir Túlio, secretário da Comissão de Educação.
17 de setembro – Audiência na Ouvidoria da SEED, para a entrega da proposta do movimento.
Fevereiro de 2.003 Audiência com o Secretário de Educação, Profº Maurício Requião de Mello e Silva, onde foram traçados compromissos que viessem a atender nossas reivindicações. Foi solicitado pelo secretário que fosse elaborado pela equipe pedagógica da escola um Projeto de Implantação do Curso Técnico Portuário.
21 de julho – Foi fechado o compromisso da SEED e o Movimento de reforma imediata do prédio e da abertura do Curso Técnico Portuário para o próximo ano.
22 de julho – Fórum Regional de Educação Profissional – Paranaguá – foi publicamente anunciado o compromisso de abertura de cursos voltados para a Educação Profissional na Escola Dr. Brasílio Machado.
15 de agosto – Em comemoração aos 118 anos da Instituição, foi enviado ao Secretário da Educação Profº Maurício Requião de Mello e Silva, o projeto pedagógico do novo curso.
Fevereiro de 2.005 – Em parceria com a Prefeitura Municipal, na gestão do Sr. Kleber de Oliveira Fonseca, a Escola passa a ser abrigada na Escola Municipal Prfº Gil Feres, sendo colocadas as primeiras turmas de Técnico Portuário, nas modalidades de Ensino Médio Integrado e Subseqüente.
22 de fevereiro 05 - Resolução nº 637/05, o Diretor Geral da Secretaria de Estado de Educação, cria e autoriza o funcionamento e o conseqüente credenciamento do Colégio Estadual Dr. Brasílio Machado – Ensino Médio e Profissional, com a oferta do Curso Técnico Portuário – Área Profissional - Gestão
23 de março de 2005 – Superintendente dos Portos de Paranaguá e Antonina -APPA- Dr. Eduardo Requião de Mello e Silva, esteve presente no auditório da Estação Ferroviária de Antonina, onde anunciou que a reforma do Brasílio Machado terá início em 30 dias, tempo legal para o prazo das licitações. Os recursos para as obras de restauro e ampliação da Escola serão provenientes da APPA. No ato Dr. Eduardo Requião de Mello e Silva,deixa claro que tem pressa para que a obra seja iniciada e concluída.
Uma sucessão de atos, medidas e providências levou ao início das obras que foram conduzidas pela Empresa RAC – Engenharia.
No dia 24 de março de 2006 por meio da Resolução nº 1028/06 foi retificada a nomenclatura do Colégio, e elevado a condição de Centro Estadual de Educação Profissional “Dr. Brasilio Machado
O novo Centro Estadual de Educação, foi inaugurado no dia 31 de julho. Na ocasião estiveram presentes autoridades estaduais e municipais dentre as quais destacamos as seguintes:
-Ilustríssimo Senhor Roberto Requião de Mello e Silva, governador do Estado do Paraná;
-Secretário de Educação do Estado do Paraná, Profº Maurício Requião de Mello e Silva;
-Superintendente dos Portos de Paranaguá e Antonina, Dr. Eduardo Requião de Mello e Silva.
-Superintendente de Educação do Estado do Paraná, Profª Ivelize Arco Verde;
- Chefe do Departamento de Educação Profissional, Profª Sandra Garcia;
-Chefe do Núcleo Regional de Educação, Profª Maristela Quintana Bernardi;
-Prefeito do Município de Antonina, Kleber de Oliveira Fonseca;
07 de novembro de 2008 – é emitido o Parecer de Autorização nº 842/08 do Curso de Turismo – Guia Regional.
07 de novembro de 2008 – é emitido o Parecer de Autorização nº 817/08 do Curso de Turismo Integrado.
19 de novembro de 2008 – O diretor Geral da Secretaria de Estado da Educação Ricardo Fernandes Bezerra, no uso de suas atribuições, resolve autorizar o funcionamento – Resolução 5337/08, do Curso Técnico em Turismo – Guia Regional – Área Profissional: Turismo e Hospitalidade, subseqüente ao Ensino Médio.
19 de novembro de 2008 – O diretor Geral da Secretaria de Estado da Educação , Ricardo Fernandes Bezerra,, no uso de suas atribuições, resolve autorizar o funcionamento – Resolução 5327/08, do Curso Técnico em Turismo – Área Profissional: Turismo e Hospitalidade, Integrado ao Ensino Médio.